O PROFISSIONAL DESEJADO

Outro dia pesquisei no Google a expressão “o profissional desejado” e houve uma enxurrada de respostas, todas muito interessantes. Gostei muito de uma profissional chamada Michele que tratava do assunto pela ótica do profissional, tudo a ver com a visão de sua profissão na orientação de profissionais, jovens aprendizes e carreiras.

Ela diz mais ou menos o seguinte:

Existe uma crise que afeta a todos e os reflexos desta são muito perceptíveis no mercado de trabalho,

pois há uma maior disponibilidade de bons profissionais

e, por isto, uma maior exigência por parte dos contratantes e menores contrapartidas destes para com os profissionais. Isto deveria sacudir os profissionais no sentido de perceberem se seu segmento tem o nível de empregabilidade afetado ou não, se estão garantidas as suas vagas, e se é o momento de partir para outras opções de mercado. Conseguirá este recolocação?

Atualmente o mercado procura nos profissionais mais do que a experiência, buscam profissionais com habilidades e competências atualizadas, sendo capazes de integrar

O SABER, O SABER FAZER e a ATITUDE PARA FAZER,

atuando na mudança e realizando as ações necessárias. Devem ter uma visão e atuação completa e perceberem de forma integral e capacitando-se para atividades que complementem. As empresas requisitam um profissional mais completo, com uma visão generalista, mas ancorado na sua especialidade para agregar valor. Necessitamos do profissional camaleão, aquele capaz de se adequar às novas realidades e novos modelos de gestão.

Atuando na inteligência industrial de forma efetiva, a Integrum entende que a empregabilidade requer do profissional a capacidade de desenvolver

atitudes e ações que o remetam ao autoconhecimento,

a capacidade de saber se posicionar no seu mercado de atuação e aos nossos clientes o dever de perceberem esta nova realidade.

Atenciosamente
Pedro.
Equipe Integrum.

Pedro Moacir Joazeiro

Sobre Pedro Moacir Joazeiro

Então, quem é o Pedro? Sou um Sr. “50tão” formado em eletrônica na Fundação Liberato no ano de 1989, trabalhei no regime CLT por menos de três anos e logo me vi como empreendedor ao fundar, como sócio, a primeira empresa aos 23 anos. Desde os primeiros dias da vida profissional surgiu uma afinidade e paixão espontâneas pela indústria, especialmente ao participar do projeto de controle da produção em tempo real, “iniciado em 1990”, em uma grande calçadista gaúcha. Essa visão da fábrica ao vivo sempre me inspirou, levando-me ao momento que consegui transformar o que era apenas a coleta de dados em tempo real, em um produto de software, primeiro com uma série de módulos de PCP´s, diferentes para diferentes seguimentos industriais. Logo depois em um único ERP, multidisciplinar. Tudo isto aconteceu pelas mãos de bons e competentes técnicos da indústria de software, meu papel foi empreender, conduzir os envolvidos no caminho do “sonho empreendedor”, investir o que tinha e o que não tinha para tornar o projeto uma realidade. Hoje, além de um robusto ERP, o Integrum ERP, do qual sou o atual principal definidor, atuo com meu time na consultoria de gestão empresarial, no propósito de elevar o nível de resultados da organização e do aculturamento destes e seus profissionais para enfrentarem os atuais e futuros desafios, para seguirem firmes e adiante. Estar liderando a equipe de desenvolvimento, suporte e implantação do ERP, me trás uma visão muito clara e ampla da indústria em todas as relações entre as áreas, o que é cativante e desafiador. Sem mestrados, titulações ou fórmulas prontas, vamos agregando valor e auxiliando empresários e equipes a evoluírem e manterem estabelecidas novas e boas culturas na rotina operacional e estratégicas do negócio. Assim, lidando com as dores destas industrias, vou evoluindo em conhecimento, encontrando e desenvolvendo soluções e me tornando cada vez mais um ser humano completo, humilde e seguro por poder apoiar a sociedade em que vivemos. Sigo o lema de viver o momento, curto a cozinha e bons projetos sociais. Evoluir sempre.