SEJA UM PATO, ISTO MESMO, ESCOLHA SER UM PATO.

Seja corajoso e versátil, seja um pato!

Novamente estamos vislumbrando e homenageando a quem tem o dom, o desejo e a determinação de colocar-nos boas palavras e ideias claras. Esta vez localizamos o texto de Débora Alcântara no Linkedin e aqui estamos reproduzindo-o como forma de dizer a ela e a todos que este é o profissional que o mercado necessita. Obrigado Débora por compartilhar conosco este material.

Se você fosse escolher um animal para te representar, qual seria? Talvez uma águia? O principal modelo de superação e autoridade. Um leão? Que representa poder e prosperidade. Ou quem sabe uma coruja? Arquétipo de crescimento, realização, sabedoria e visão.

O animal mais completo

Para escolher o meu animal, logo pensei em um golfinho, pois me identifico com suas características comunicativas e sociáveis. São animais que se desenvolvem em ambientes hostis e estão sempre atentos à mudanças. Sem falar que o golfinho é o símbolo das Relações Públicas, minha formação e atividade pela qual sou apaixonada.

Mas, sem dúvidas, o que me representa é o pato. Sua sabedoria não está ligada a sua aparência ou crenças criadas por nós, humanos. Para começar, o pato é multipotencial e um dos animais mais completos da natureza. Um bicho curioso, dotado de uma capacidade de aprender a fazer de tudo um pouco.

Alguns consumam dizer que ser como um pato é ter muitas habilidades, porém, apesar de executá-las com competência, não é capaz de executar nenhuma com perfeição. E é justamente neste ponto julgado de uma maneira depreciativa que enxergo uma capacidade incrível.

A maioria dos patos nada, voa, caminha. Não importa se eles não “esbanjam formosidade”, algumas espécies são capazes de voar até 530 km em apenas um dia.

Exatamente como o lema da Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook: “Feito é melhor que perfeito”. O pato não se importa se é o mais talentoso, ele realiza.

Eles são desses animais que conquistaram o mundo, pois estão presentes em todos os continentes – exceto na inóspita Antártida.

Algumas espécies dessas aves migratórias, são capazes de atravessar distâncias de milhares de quilômetros todos os anos em seus deslocamentos. Outra habilidade incrível é a sua rápida capacidade de identificar se um ambiente não é ideal para o desenvolvimento da espécie. É algo como:

Tentamos. Testamos. Não deu certo aqui. Vamos migrar!

Patos não tem medo de fazer uma nova jornada do zero, se for necessário. Por isso são corajosos, persistentes, resilientes, versáteis e identificam rápido um “erro” para logo corrigi-lo. Se isso não é empreender, eu não sei o que é.

Essa capacidade de adaptação rápida é uma habilidade que devemos buscar desenvolver nessa era onde tudo se modifica com velocidade e intensidade. Carregar aquele vestígio da era industrial com um pensamento “isso não é minha função”, não funciona.

Liderança e equipe, mais qualidades do pato

Pensa que acabou? Eles ainda nos ensinam sobre liderança e equipe. Primeiro, não pensam que são capazes de vencer sozinhos, eles entendem a força da colaboração e durante os voos utilizam a formação em “V” que os ajuda a economizar energia. Aqueles que vão na frente reduzem a resistência do ar para os outros. Sabem, intuitivamente para onde ir, e possuem um enorme senso de direção e de comunidade.

Também nós mostram a importância da gestão compartilhada: quando o líder precisa de uma pausa, outro pato proativamente lidera o grupo.

E pasme! É o único animal que consegue manter metade do cérebro desligado e a outra metade em alerta ao dormir.

O pato tem todas as características que um empreendedor precisa

Em resumo, o pato tem todas as características que um empreendedor precisa ter: coragem, versatilidade, resiliência, liderança e visão holística. E ser multipotencial, na verdade é o seu maior atributo de diferenciação.

Acredito que buscar conhecimento além da sua área, é essencial para quem deseja tirar uma ideia do papel e tornar seu sonho realidade. Inclusive, já aprofundei este tema neste artigo.

Por isso enxergo o pato um animal de poder e suas características são exatamente as que eu necessito desenvolver, aprender e manifestar na minha jornada como empreendedora.

Eu escolho ser um PATO.

O pato evoca a imagem da busca por um caminho com a preciosa ajuda da intuição aguçada. Em constante movimento.

Conheça melhor a Integrum aqui!

Pedro Moacir Joazeiro

Sobre Pedro Moacir Joazeiro

Então, quem é o Pedro? Sou um Sr. “50tão” formado em eletrônica na Fundação Liberato no ano de 1989, trabalhei no regime CLT por menos de três anos e logo me vi como empreendedor ao fundar, como sócio, a primeira empresa aos 23 anos. Desde os primeiros dias da vida profissional surgiu uma afinidade e paixão espontâneas pela indústria, especialmente ao participar do projeto de controle da produção em tempo real, “iniciado em 1990”, em uma grande calçadista gaúcha. Essa visão da fábrica ao vivo sempre me inspirou, levando-me ao momento que consegui transformar o que era apenas a coleta de dados em tempo real, em um produto de software, primeiro com uma série de módulos de PCP´s, diferentes para diferentes seguimentos industriais. Logo depois em um único ERP, multidisciplinar. Tudo isto aconteceu pelas mãos de bons e competentes técnicos da indústria de software, meu papel foi empreender, conduzir os envolvidos no caminho do “sonho empreendedor”, investir o que tinha e o que não tinha para tornar o projeto uma realidade. Hoje, além de um robusto ERP, o Integrum ERP, do qual sou o atual principal definidor, atuo com meu time na consultoria de gestão empresarial, no propósito de elevar o nível de resultados da organização e do aculturamento destes e seus profissionais para enfrentarem os atuais e futuros desafios, para seguirem firmes e adiante. Estar liderando a equipe de desenvolvimento, suporte e implantação do ERP, me trás uma visão muito clara e ampla da indústria em todas as relações entre as áreas, o que é cativante e desafiador. Sem mestrados, titulações ou fórmulas prontas, vamos agregando valor e auxiliando empresários e equipes a evoluírem e manterem estabelecidas novas e boas culturas na rotina operacional e estratégicas do negócio. Assim, lidando com as dores destas industrias, vou evoluindo em conhecimento, encontrando e desenvolvendo soluções e me tornando cada vez mais um ser humano completo, humilde e seguro por poder apoiar a sociedade em que vivemos. Sigo o lema de viver o momento, curto a cozinha e bons projetos sociais. Evoluir sempre.