SUAS METAS VÃO SE REALIZAR

Pode até parecer puxão de orelhas, mas não, é apenas a realidade, você SEMPRE tem alguma META, estejam elas veladas ou formalmente registradas, mas as tem, afinal, a empresa é consequência de empreendedores e não há empreendedorismo sem que haja metas associadas. Então propomos algumas dicas sobre o tema:

Registre suas metas

Faça o registro formal delas, ponha-as no papel, é um exercício fantástico, pois ao registrá-las Você naturalmente irá avaliá-las, aprimorá-las, expandi-las, quando necessário, enfim, perceberás em seu íntimo as mesmas e isto fará toda a diferença quanto aos resultados a serem obtidos.

Defina datas

Uma meta sem data é como uma chave sem uma fechadura, não vai servir para nada. “Um dia farei”, “um dia quem sabe”, desculpe, isto não funciona. Estabeleça datas possíveis para o limite de ser, fazer, ou ter. Assim poderás planejar com clareza de propósitos as ações necessárias para que estas metas se concretizarem em realizações.

Veja, perceba, sinta

Outro dia alguém escreveu que uma boa forma de envolver-se com uma meta é torna-la o mais perceptível possível, usou um termo interessante chamado QUADRO DE VISÃO, e explicou o que era uma espécie de mural com fotos e imagens daquilo que representavam suas metas. Exercite seu cérebro a ver, perceber e lembrar daquilo que desejas e que chegastes ao ponto de estabelecer como meta.

Planeje para realizar

A utilização de um plano de ação é crucial para este momento e o 5W2H (“mestre Google te responde o que é”) é uma ótima ferramenta. É preciso que seja crível para Você realizar o seu plano e ele não precisa ser uma tese de mestrado, com a ferramenta sugerida verás que é uma forma simples de contemporizar, definir ações e por fim realizar/ajustar.

Compartilhe

Uma meta pode sim ser compartilhada, mas o faça com quem você confia, com quem pode efetivamente lhe apoiar no objetivo de realiza-la. Ao compartilhá-las estarás novamente exercitando seu desejo e seus objetivos e estarás fortalecendo a convicção que tens sobre cada uma delas. Isso é bom, tanto para você quanto para seu interlocutor, ambos irão “sintonizar na mesma frequência” e acredite, faz a diferença. Sucesso!

Obrigado pela sua atenção.

Abraço.

Pedro Moacir Joazeiro

Sobre Pedro Moacir Joazeiro

Então, quem é o Pedro? Sou um Sr. “50tão” formado em eletrônica na Fundação Liberato no ano de 1989, trabalhei no regime CLT por menos de três anos e logo me vi como empreendedor ao fundar, como sócio, a primeira empresa aos 23 anos. Desde os primeiros dias da vida profissional surgiu uma afinidade e paixão espontâneas pela indústria, especialmente ao participar do projeto de controle da produção em tempo real, “iniciado em 1990”, em uma grande calçadista gaúcha. Essa visão da fábrica ao vivo sempre me inspirou, levando-me ao momento que consegui transformar o que era apenas a coleta de dados em tempo real, em um produto de software, primeiro com uma série de módulos de PCP´s, diferentes para diferentes seguimentos industriais. Logo depois em um único ERP, multidisciplinar. Tudo isto aconteceu pelas mãos de bons e competentes técnicos da indústria de software, meu papel foi empreender, conduzir os envolvidos no caminho do “sonho empreendedor”, investir o que tinha e o que não tinha para tornar o projeto uma realidade. Hoje, além de um robusto ERP, o Integrum ERP, do qual sou o atual principal definidor, atuo com meu time na consultoria de gestão empresarial, no propósito de elevar o nível de resultados da organização e do aculturamento destes e seus profissionais para enfrentarem os atuais e futuros desafios, para seguirem firmes e adiante. Estar liderando a equipe de desenvolvimento, suporte e implantação do ERP, me trás uma visão muito clara e ampla da indústria em todas as relações entre as áreas, o que é cativante e desafiador. Sem mestrados, titulações ou fórmulas prontas, vamos agregando valor e auxiliando empresários e equipes a evoluírem e manterem estabelecidas novas e boas culturas na rotina operacional e estratégicas do negócio. Assim, lidando com as dores destas industrias, vou evoluindo em conhecimento, encontrando e desenvolvendo soluções e me tornando cada vez mais um ser humano completo, humilde e seguro por poder apoiar a sociedade em que vivemos. Sigo o lema de viver o momento, curto a cozinha e bons projetos sociais. Evoluir sempre.